domingo, 19 de março de 2017

BATURITÉ-CE

 Baturité
Trilha ecológica, Baturité
O nome Baturité significa "serra verdadeira" no idioma dos tupis, habitantes originais da região.
Localizada no sopé do Maciço de Baturité, numa altitude de 175m acima do nível do mar, a cidade, na época do ciclo do café, foi uma das mais ricas do Estado. Repleta de sítios, o município explora bem a fruticultura aliada à horticultura. Baturité é detentora de uma das últimas reservas da Mata Atlântica do Ceará, perfeita para a prática do Ecoturismo. 

Um lugar ideal para realizar trilhas ecológicas e caminhadas, onde é possível sentir de perto a natureza, respirar ar puro e aproveitar o frio agradável. Em meio à bela paisagem, o turista tem a oportunidade de conhecer as Cachoeiras da Volta, do Frade, do Perigo, do Jordão. 

Partindo para a história do município, o turista pode visitar monumentos como a Estação Ferroviária, a Via Sacra, com 365 degraus, a Escola Apostólica dos Jesuítas, também conhecida como Mosteiro dos Jesuítas, a Casa do Comendador Ananias Arruda e o Sítio Arqueológico Serra do Vicente. 

A 93km da Capital Fortaleza e com cerca de 31,1mil habitantes, Baturité tem ainda um rico artesanato em traçados de bambu e para o turista que gosta ou quer conhecer o forró, pode aproveitar a famosa Festa do Chitão, que acontece todo ano durante as festividades juninas, com grandes bandas de forró, atraindo milhares de pessoas. O acesso à cidade é feito pela CE-060 e CE-356. 


Atrações turísticas de Baturité

Cachoeira de Santa Edwiges
Em qualquer época do ano, os turistas que chegarem a Baturité poderão aproveitar a cachoeira Santa Edwiges. A bela vista e o relaxante banho são destaques no passeio. O programa é para quem procura o contato direto com a natureza.
No local, os visitantes têm a oportunidade de apreciar galinha caipira a cabidela ou um deliciosa peixada em um restaurante ao lado da cachoeira. Existe ainda uma pousada onde os turistas podem ficar hospedados e aproveitar a exuberância da natureza de Baturité. 


Parador dos Jesuítas
Parador dos Jesuítas
Parador dos Jesuítas.
Quem procura um local que combina com a paz da serra tem lugar certo para se hospedar em Baturité, o Parador dos Jesuítas. A construção, feita toda de pedra, foi inaugurada em 15 de agosto de 1927, sendo procurada por quem quer total tranqüilidade. O local deixou de ser uma escola de formação de sacerdotes jesuítas em 1963. 
Ainda administrado por jesuítas, o parador possui equipamentos adequados para a promoção de eventos. No local, os visitantes apreciam um belo jardim, uma horta e têm ainda uma visão privilegiada dos municípios de Baturité e Aracoiaba. 

Estação Ferroviária de Baturité.
O trem "Maria Fumaça" chegava e partia cheio de sacas de café. Assim era a rotina da Estação Ferroviária de Baturité, local estratégico para o escoamento da produção cafeeira do interior para a capital cearense. A estação foi uma das primeiras a ser construída no Ceará, em 1870. 
Hoje, o local preserva alguns dos equipamentos daquela época, como o trem "Maria Fumaça", além de conservar a arquitetura do próprio prédio. Na estação, funciona uma central de artesanato onde os turistas podem adquirir produtos feitos na cidade. 

Festival do Chitão de Baturité.
Os funcionários de uma fábrica de cerâmica, a 10 km de Baturité, começaram a festa há 20 anos apenas com um triângulo, uma zabumba e uma sanfona. 
Atualmente, o Chitão de Baturité tornou-se um dos eventos mais importantes no calendário do Estado. O tradicional forró ocorre durante as festas juninas atraindo milhares de turistas para curtir o arrasta-pé no frio da serra. 

13 comentários:

  1. Nova lista de Janot reforça inquéritos do "quadrilhão"

    Relatos da Odebrecht reforçam especialmente a apuração relativa à organização do PMDB do Senado

    A delação da Odebrecht dá força para a investigação de uma organização criminosa formada por líderes políticos para conseguir propina e doações eleitorais com oferecimento de contrapartidas à iniciativa privada. o Estado apurou que nos novos pedidos encaminhados na terça-feira pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF), há solicitações para juntar revelações de delatores da Odebrecht nos inquéritos já existentes sobre a quadrilha na Lava Jato. Em março de 2015, na chamada primeira "lista de Janot", um inquérito para apurar o crime de formação de quadrilha foi aberto, tendo como alvo parlamentares do PMDB, PP, PT e operadores do esquema então restrito à Petrobrás.
    Inicialmente, o tema era objeto de um só inquérito - chamado informalmente por procuradores da República de "quadrilhão". Mas em outubro do ano passado, Janot decidiu fatiar a investigação para facilitar o trabalho. Há, portanto, uma frente aberta para
    apurar a organização de parlamentares do PP, outra do PT, uma terceira sobre o PMDB do Senado e a última sobre o PMDB da Câmara.
    De acordo com fontes com acesso às revelações da Odebrecht, os relatos da empreiteira reforçam especialmente a apuração relativa à organização do PMDB DO Senado. A visão de investigadores é de que a narrativa da Odebrecht dá peso à tese de que há uma organização e um comando político para usar das suas funções e poder com o objetivo de obter recursos de maneira indevida.
    Até agora, no entanto, não foi apontado na investigação qual seria o comando da organização criminosa. Os desvios apurados na Petrobrás sob investigação na Lava Jato ocorreram entre 2004 e 2014 nas gestões dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva - alvo do "quadrilhão" - e Dilma Rousseff.
    A apuração do crime de formação de quadrilha é considerada uma das linhas mais importantes da primeira leva de inquéritos enviada por Janot na Lava Jato. O caso continua em fase de investigação.
    (Por Estadão Conteúdo - 18.03.2017)

    ResponderExcluir
  2. Está muito certo o vereador Frota Cavalcante parabenizar as mulheres pelo seu dia. No entanto, ele também devia elogiar, defender e pedir desculpas à comunidade de Nova Assunção e
    bairros periféricos, por não ter feito nada por esse bairro e outros. Como toda a comunidade de Nova Assunção sabe, o vereador Frota Cavalcante, representante e eleito com uma boa votação em todos os bairros de Vila Velha e Barra do Ceará, desapareceu dessas comunidades após ser eleito. Mas não é de admirar, pois sempre políticos compradores de votos costumam fazer esse tipo de coisa, logo após serem eleitos e esquecem por completo os compromissos assumidos com a população das áreas onde obteve votos. Em Nova Assunção, nada foi ainda feito pela Prefeitura, em benefício dos comunitários, e esse bairro está com o lixo tomando conta das praças, ruas e ainda com os calçamentos danificados, completamente esburacados, apesar de ter prometido em sua campanha eleitoral, que consertaria tudo, quando fosse eleito. Onde Anda Walter Cavalcante - deputado estadual e seu irmão, Frota Cavalcante - vereador, que não aparecem mais na Cidade de Nova Assunção? Os comunitários desse bairro abandonado querem saber.

    ResponderExcluir
  3. A VIDA NÃO É UMA PEÇA DE TEATRO QUE PERMITE ENSAIOS.
    POR ISSO CANTE, DANCE, SORRIA, CHORE E VIVA INTENSAMENTE CADA MOMENTO DE SUA VIDA, ANTES QUE BA CORTINA SE FECHE E A PEÇA TERMINE... SEM APLAUSOS.
    CHARLES CHAPLIM

    ResponderExcluir
  4. CONTRA-CANALHAS - Poema de João Batista do Lago
    Por Equipe Palavreiros da Hora.

    Quanto tem ainda restará
    Para conviver com os canalhas?

    Vive-se um tempo de batalha: a
    Virtude é pura moeda rara!
    Perdeu-se a vergonha da cara:
    Falta coragem de usar a navalha.

    Ó, República da vagabundalha,
    República de miserável sorte,
    Rasgaram-te as vestes da Ética (e)
    Curvaram-te ante essa estética

    Sangram-te, ó mãe, os canalhas!
    Arrancar-te o Direito do peito é
    Tudo que deseja a Vagabundalha:
    Nação inerte; prostrada ao leito.

    Sangram-te, ó mãe, os canalhas!
    Mas haverá dia que todo malfeito
    Restará findo... restará morto...
    A nação cativa se levantará do jugo

    Então aí - o povo -, plebe ignara,
    Tomará as rédeas do desatino e
    Fará da nação cativa seu destino:
    República de Virtude, Ética e Direito.

    ResponderExcluir
  5. (Obs.- Conserto um erro de grafia, no início desse Poema: (é)

    Quanto tempo ainda restará
    Para conviver com os canalhas?

    ResponderExcluir
  6. A BURRICE DE NOSSOS GOVERNANTES
    Crônica

    Somos hoje, um país dos "slogans" e das divulgações mentirosas.
    Não temos mais programas políticos e nem administrativos. Não temos uma filosofia de vida e nem comportamentos sociais. Vivemos sempre ao "embalo" da imbecilidade e da ignorância daqueles que nunca aprendem a governar. Somos uma "republiqueta", na qual sempre vivemos enganados com mentiras, com manchetes fantasiosas na imprensa marrom, com oratórias daqueles que nunca dizem a verdade. Sempre ditas por políticos
    que jamais mostraram sua competência.

    As autoridades administrativas de hoje que gerenciam os poderes públicos não tem mais seriedade com as coisas mais importantes que necessitamos: saúde, educação, habitação, salários e segurança pública.

    Cada dia que passa, as drogas, os assaltos, os homicídios, os sequestros e os arrastões aumentam em grande proporção, devido o analfabetismo, o desemprego e vagabundagem alimentada pelo governo.

    Em nosso país ninguém trabalha mais. Então, quem não trabalha tem que arranjar alguma coisa para fazer: beber cachaça, fumar maconha, usar drogas, cometer assalto e homicídio.
    Mas se está acontecendo todas essas desgraças, a culpa é do povo que não sabe votar, ou de nossos legisladores que não sabem legislar e, principalmente, de nossos governantes que não sabem governar, contribuindo para o aumento do analfabetismo, da ignorância e da burrice. "Pois o grande mal que nos aniquila é a burrice".

    Nossos governantes nada mais sabem fazer. Só sabem é gastar as verbas públicas com obras faraônicas, fazer turismo no exterior, beber whisky e vinhos internacionais. No Brasil o pobre morre à míngua, sem direito a atendimento médico-hospitalar, que no Brasil é verdadeira porcaria.

    O pobre no Brasil vive sempre enganado pelas autoridades competentes, sem direito a nada: sem comida, sem casa para morar, morando em favelas sem esgoto, sem água potável, morando
    dentro da lama, como porcos em suas pocilgas imundas. Morando nas calçadas, nas praças públicas; debaixo de viadutos e, as vezes, se alimentando de restos de comidas deterioradas encontradas no lixo.

    Onde andam os nossos dirigentes públicos que nada fazem em benefício do povo pobre e faminto dessa terra brasileira?
    Onde estão os "direitos humanos" que tanto falam e defendem?

    Hugo Moreira Pinheiro
    Repórter-frotográfico
    Fortaleza-CE

    ResponderExcluir
  7. A VOZ DA DEMOCRACIA
    (Versos)

    Utilizo-me da pena,
    Como pequeno poeta,
    Pra descrever uma parte
    Da minha mágoa secreta:
    Mágoa, dor, tormento, prantos,
    Os sofrimentos são tantos
    Que não posso os revelar...
    Fico sofrendo, cativo,
    Esperando um lenitivo
    Quando o Brasil despertar...

    Quando vejo a opulência
    Sentada em divãs doirados,
    Ouço no mesmo momento
    O clamor dos desgraçados,
    Implorando a caridade...
    Que prazer, que suavidade,
    Brilham nos céus da nobreza!
    Esta, num prazer infindo,
    E o desconforto sorrindo
    Chicoteando a pobreza!

    Brasil, tu não és tão grande,
    Tão poderoso, tão forte?
    Porque não vibras um eco
    Que se ouça de Sul ao Norte?
    Depois de acurado estudo
    Te capacitas de tudo
    Põe teu valor em ação...
    Prova que és democrata,
    Obriga a nobreza ingrata
    Saber que o pobre é cristão!

    Vê-se o palácio do nobre
    Que possui belezas mais
    Que o templo de Apolo Lício,
    Nas eras medievais!
    Camas aromatizadas,
    Lindas cortinas doiradas
    Nas portas da habitação...
    Tudo sobra para o nobre
    Enquanto o filho dum pobre
    Morre por falta dum pão!

    Viajando no Sertão
    Vê-se um pobre retirante
    Todo coberto de andrajos,
    Um filho atrás, outro adiante,
    Doentes, acabrunhados,
    Mortos de fome, coitados,
    Vagando no mundo além...
    Este sofrimento enorme
    É porque a Pátria dorme,
    Esquece os filhos que tem...

    Vê-se as calçadas juncadas
    De infelizes sem abrigo,
    Tendo a dor - amiga - íntima
    No leito úmido consigo...
    Além de com frio, com fome,
    Que o pobre só sabe o nome
    Do que diz: Passar bem...
    O rico proprietário,
    O burguês milionário
    Não visa a dor de ninguém...

    Vê-se uma freira envolvida
    Em cinco capas azuis,
    Porque não vende uma ou duas
    Pra dar vestimenta aos nus?
    Um crucifixo de ouro
    Que tem valor de um tesouro
    Dos poderosos romanos...
    Essa exploração sutil
    Continuando, o Brasil
    Vai findar-se em poucos anos!

    Ah! se surgissem agora,
    Com a mesma vocação.
    As almas de Caio Graco
    E Tibério Cipião...
    Com aquela mesma ideia
    Talvez a classe plebeia
    Ainda enxugasse o choro:
    Formavam a Lei Agrária
    E esta, como arbitrária
    Descia do trono de ouro!

    Quando o Brasil era inculto
    Seus erros eram perdoáveis,
    Mas hoje, civilizado,
    Não pode haver miseráveis...
    Lutemos por liberdade
    Mas, lutar um ou dois:
    É lutar o povo em massa
    Para evitar da desgraça
    O mundo que vem depois!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. O MAGUARI E SUAS TERTÚLIAS
    Crônica - (Hugo Moreira Pinheiro)

    Lembro-me muito, nos anos 50, 60 e 70, das "tertúlias dançantes" do grande clube da rua Barão do Rio Branco, no bairro do Prado - o inesquecível Maguari - clube social, que sempre aos domingos e feriados, programava e oferecia ao seu quadro de associados, ao som da grande orquestra "Ivanildo e seu Conjunto" - "O Sax de Ouro" - animadas tertúlias dançantes, nas matinais e vesperais, nos salões desse grande clube.
    Ao som dessa boa orquestra do saxofonista Ivanildo, dançava-se os melhores boleros, na época em que esse ritmo musical era valorizado. Hoje, infelizmente, esse ritmo musical desapareceu por completo, ficando no esquecimento de todos, até nos programas musicais das emissoras de rádios e também em alguns clubes sociais e boates que ainda exitem em nossa cidade ou em outros lugares.
    Mas o bolero, ainda não deixou de ser apresentado e ainda continua existindo, pelo menos em algumas serestas, em reuniões musicais, nessa cidade ou cidades do interior do Estado. Em nossa cidade, temos bons seresteiros que ainda continuam a prestigiar e a valorizar a boa música que é o bolero, e sempre estão se apresentando nos programas de rádio e de televisão, como o médico Dr. Maurício Benevides que, com sua boa voz, costuma se apresentar interpretando bonitos boleros no Programa "Noite de Serenata", na Rádio Universitária FM, apresentado pelo radialista Nelson Augusto; no Programa "Terça Nobre", em sua residência; no Programa "Ontem, Hoje e Sempre", na TV Ceará, Canal 5.
    Como pesquisador da Música Popular Brasileira, encontrei na minha "Discoteca da Saudade", "Os Melhores Boleros da Minha Vida" - coleção de músicas (boleros) gravadas nos anos 80, interpretadas pelos melhores cantores da música popular brasileira e da música mexicana, os quais fizeram-me recordar daquele grande clube social - o Maguari - que, infelizmente foi extinto, encerrando suas atividades e deixando a todos, muitas saudades.

    ResponderExcluir
  10. MONOPÓLIO

    Dono de uma empresa funerária
    Traça seus planos com a morte alheia,
    Enterrando defunto nobre ou pária
    Vive feliz e de pampa cheia.
    Mas a sua atividade é multifária:
    Instalou uma farmácia e já alardeia
    Que é médico também e, em sua área,
    A feroz concorrência não receia.

    Fumando um bom charuto que esfumaça
    Dirige o monopólio da desgraça,
    Em breve, será rico esse espertalhão;
    Pois anuncia sem nenhum recato
    Que dos clientes cobra num só ato
    A consulta, os remédios e o caixão.

    ResponderExcluir
  11. Na política brasileira tem muito político safado, canalha e cretino. Desta vez quem aparece no cenário, cometendo maldade é o deputado federal Arthur Maia, relator do famigerado, injusto
    e vergonhoso Projeto (de sua autoria) - o Projeto da Reforma da Previdência, que tira os direitos das mulheres e pensionistas,
    ainda diminui a aposentadoria em 15%. O trabalhador brasileiro tem que tirar esse canalha e vagabundo da Câmara dos Deputados.

    ResponderExcluir
  12. AS DOENÇAS CAUSADAS PELO ÁLCOOL SÃO:
    1- GASTRITE - é uma inflamação da parede do estômago que causa sintomas como falta de apetite, azia, náuseas e vômitos.

    2- HEPATITE OU CIRROSE HEPÁTICA - o consumo excessivo do álcool pode provocar inflamação do fígado, conhecida como hepatite, que causa sinais como olhos e peles amarelados e abdômen inchado. Pode levar
    a pessoa à morte.

    3-IMPOTÊNCIA OU INFERTILIDADE - o excesso de álcool pode levar à lesão dos nervos do organismo, podendo provocar impotência no homem. Já na mulher, o período menstrual pode se tornar irregular, podendo provocar infertilidade.

    4-INFARTO E TROMBOSE - o consumo de bebidas alcoólicas em excesso durante um longo período de tempo pode provocar doenças cardiovasculares como infarto ou trombose. Essa doença eleva as taxas de colesterol e triglicerídeos no sangue.

    5- CÂNCER - o consumo de álcool sempre foi um fator de risco para o câncer, porém novos estudos estão confirmando a ligação direta entre o consumo de bebidas alcoólicas e o surgimento de até 7 tipos de câncer, que incluem a faringe, laringe, esôfago,m fígado,m cólon, reto e mama.

    6- PELAGRA - o consumo de bebidas alcoólicas de forma repetida e em quantidades elevadas pode provocar pelagra, uma doença conhecida como pelagra que é causada por falta de vitamina B3 (niacina) e que provoca pele acastanhada em diferentes partes do corpo, como face e mãos, e que geralmente provoca coceira frequente e diarreia constante.

    7- DEMÊNCIA - Quando o indivíduo consome bebidas alcoólicas em excesso, pode surgir demência, que se caracteriza pela perda de memória, dificuldade em falar e vem mover-se. Geralmente, estes
    são os casos mais graves e o alcoólatra acaba ficando dependente para comer, vestir-se e tomar banho.

    8- ANOREXIA ALCOÓLICA - Quando as bebidas alcoólicas passam a ser ingeridas no lugar de alimentos para evitar a ingestão de calorias e emagrecer, isso pode ser o primeiro indício de Anorexia Alcoólica.
    Este é um distúrbio alimentar, que facilmente pode levar ao surgimento da anorexia da bulimia, como a diferença de que nesse caso as bebidas alcoólicas são usadas para diminuir a fome.
    O consumo de bebidas alcoólicas não é aconselhado em pacientes com doenças como fígado gordo, pedra na vesícula ou síndrome do intestino irritável, por exemplo, porém, nenhum indivíduo deve consumir bebidas com álcool regularmente porque as consequências acabam por surgir e prejudicar a saúde.

    O Instituto Alcoólicos Anônimos e as Clínicas Particulares de Dependentes Químicos tem um papel muito importante a desempenhar no acompanhamento e recuperação dos doentes alcoólatras e estão preparados para tratar e ajudar o indivíduo a refazer sua vida longe do vício da bebida alcoólica, reduzindo, assim, os danos que o alcoolismo pode trazer para o alcoólatra.

    Fortaleza, 14 de julho de 2019.
    Hugo Moreira Pinheiro
    Pesquisador.

    ResponderExcluir
  13. A BURRICE DE NOSSOS GOVERNANTES
    Crônica
    Hugo Moreira Pinheiro

    Somos hoje, um país dos "slogans' e das divulgações mentirosas,
    Não temos mais programas políticos e nem administrativos. Não temos
    uma filosofia de vida e nem comportamentos sociais, Vivemos sempre ao "embalo" da imbecilidade e da ignorância daqueles que nunca aprendem a governar. Somos uma "republiqueta", na qual sempre vivemos enganados com mentiras, com manchetes fantasiosas na imprensa marrom, com oratórias daqueles que nunca dizem a verdade.
    Sempre ditas por políticos que jamais mostraram suas competências.
    As autoridades administrativas de hoje que gerenciam os poderes públicos não tem mais seriedade com as coisas mais importantes que necessitamos: saúde, educação, habitação, salário e segurança pública.
    Cada dia que passa, as drogas, os assaltos, os homicídios, os sequestros e os arrastões aumentam em grande proporção. devido o analfabetismo, o desemprego e a vagabundagem alimentada pelo governo.
    Em nosso país ninguém trabalha mais. Então, quem não trabalha, tem
    que arranjar alguma coisa para fazer: beber cachaça, fumar maconha,
    usar drogas, cometer assalto e homicídio. Mas se está acontecendo todas essas desgraças, a culpa é do povo que não sabe votar, ou de nossos legisladores que não sabem legislar e, principalmente, de nossos governantes que não sabem governar, contribuindo para o aumento do analfabetismo, da ignorância e da burrice, "Pois o grande mal que nos aniquila é a burrice".
    Nossos governantes nada mais sabem fazer. Só sabem é gastar as verbas públicas com obra faraônicas, fazer turismo no exterior, beber whisky e vinhos internacionais, No Brasil o pobre morre à míngua, sem direito a atendimento médico-hospitalar que, infelizmente no Brasil, é uma verdadeira porcaria.
    O pobre no Brasil vive sempre enganado pelas autoridades competentes, sem direito a nada: sem comida, sem casa para morar;
    morando em favelas sem esgoto, sem água potável; morando dentro da lama, como porcos em suas pocilgas imundas. Morando nas calçadas, nas praças públicas; debaixo de viaduto e, às vezes, se alimentando
    de restos de comidas deterioradas, encontradas no lixo.
    Onde andam os nossos dirigentes públicos que nada fazem em benefício do povo pobre, doente e faminto dessa terra brasileira?
    Onde estão os "direitos humanos" que tanto falam e defendem?

    Hugo Moreira Pinheiro
    Repórter-fotográfico
    Fortaleza-CE.

    ResponderExcluir